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Uso de IA pode impulsionar startups, mas é preciso atenção para direcionar investimentos

Uso de IA pode impulsionar startups, mas é preciso atenção para direcionar investimentos

O debate em torno do uso da Inteligência Artificial (IA) cresceu muito nos últimos meses, com a chegada ao mercado do ChatGPT. No entanto, de geradores de texto e imagens a chatbots e carros autônomos, a IA já está presente no dia a dia das empresas e dos consumidores, e a tendência é que isso só aumente. 

“No universo das startups, o cenário não será diferente”, aponta Fernando Trota, CEO da Triven, empresa que atua com serviços de backoffice – financeiro e RH – para o setor de inovação  devido ao impacto da IA na rotina empresarial, é importante que os gestores estejam sempre atualizados sobre as tecnologias disponíveis”, diz. 

Fernando destaca que as startups são o ambiente ideal tanto para o desenvolvimento quanto para a aplicação de Inteligência Artificial. “Isso se deve à rotina dinâmica das empresas, do mindset voltado para a inovação e da necessidade de crescer e ser mais ágil para que a startup se adeque rapidamente ao mercado”, observa. 

Ele aponta que algumas das vantagens de implementar Inteligência Artificial na rotina da startup são: aumento da produtividade; melhoria na tomada de decisão, em função da capacidade de analisar grandes volumes de dados em menor tempo e embasar decisões com assertividade; a possibilidade de oferecer experiências personalizadas aos clientes; segurança, por meio da detecção eficiente de ameaças; oportunidade de melhorar produtos e serviços, tornando-se mais competitivo; além da escalabilidade, com eficiência nos processos internos e na produção.

Porém, conforme alerta Trota, implantar a IA requer planejamento e compreensão sobre seus benefícios e limitações. “É preciso analisar não somente o que ela pode oferecer, mas, principalmente, a forma como esses recursos se relacionam com o cenário mercadológico e com os objetivos do seu negócio”, pontua. 

Confira algumas das tendências de Inteligência Artificial e como elas se relacionam com o universo das startups:

Automação inteligente e hiperautomação

A hiperautomação é a união de processos automatizados por RPA (Automação Robótica de Processos) e novas tecnologias, além da Inteligência Artificial, como Machine Learning e 5G. Essa tecnologia tem como objetivo melhorar a eficiência das startups, reduzir erros humanos e aumentar a produtividade. A RPA é um pré-requisito importante para o uso de Inteligência Artificial em startups, pois ambas permitem, juntas, o processamento de linguagem natural em setores que buscam otimizar as operações. 

Inteligência Artificial Generativa

Os bots geradores de conteúdo são a nova atração no segmento de IA. O ChatGPT é um exemplo: atingiu a marca recorde de 100 milhões de usuários em apenas dois meses de lançamento. Inteligências Artificiais como essa utilizam prompts ou pedidos dos usuários para gerar diferentes resultados, a partir de Machine Learning, e podem processar dados da ferramenta.

Cloud Computing – Multiclouds

O uso de Inteligência Artificial em nuvem é uma grande aposta das empresas. O mercado brasileiro é um dos líderes mundiais em uso de multiclouds, e a perspectiva é de que as empresas reduzam seus data centers para adotar a computação em nuvem. Os serviços de cloud promovem acesso a ferramentas e técnicas que reduzem a complexidade de processos e tornam os comandos mais responsivos. O controle de tarefas por voz e a realidade virtual são alguns exemplos da aplicação dessa tecnologia.

Fonte: Assessoria de imprensa

Veja a matéria original no R7

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