fbpx

Trump diz que Apple vai transferir fábricas para os EUA – 21/02/2025 – Tec

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse a um grupo de governadores que o CEO da Apple, Tim Cook, prometeu a ele que a fabricação da empresa seria transferida do México para os EUA durante uma reunião na Casa Branca nesta semana.

Cook “parou duas fábricas no México” e construirá produtos nos EUA, disse Trump nesta sexta-feira (19). Ele falou um dia depois de se encontrar em Washington com o líder da Apple —que, segundo Trump, também prometeu centenas de milhões de dólares em investimentos nos EUA.

“Eles não querem estar nas tarifas”, disse Trump.

Não está claro a quais fábricas Trump estava se referindo, embora o Foxconn Technology Group —que fabrica os iPhones da empresa— já tenha uma grande presença de fabricação no México e tenha anunciado planos de expandir sua atuação lá.

Um representante da Apple não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Cook está entre os líderes da indústria de tecnologia que buscaram cultivar um relacionamento próximo com o presidente desde sua reeleição, participando de sua posse no mês passado e viajando para sua propriedade em Mar-a-Lago, na Flórida, durante a transição presidencial.

A empresa de Cook corre o risco de ficar no meio de uma crescente disputa comercial entre os EUA e a China, com a tarifa de 10% de Trump sobre produtos fabricados no país asiático representando um desafio para a Apple, que busca enfrentar as vendas lentas do iPhone.

A China está considerando uma investigação sobre as políticas da Apple e as taxas que cobra dos desenvolvedores de aplicativos. A China é o maior centro de fabricação da Apple, enquanto os EUA são seu maior mercado.

Durante o primeiro mandato de Trump, Cook conseguiu aproveitar seu relacionamento com o presidente para obter isenções tarifárias para o iPhone. Mas o presidente sugeriu que os dispositivos da empresa podem não ter tanta sorte desta vez, enquanto ele busca impor novas tarifas abrangentes sobre produtos importados, dizendo aos repórteres que está procurando evitar isenções.

O governo de Taiwan prometeu ajudar empresas como a Foxconn, também conhecida como Hon Hai Precision Industry, a transferir linhas de produção após as ordens executivas de Trump que impõem tarifas de 25% sobre o Canadá e o México.

Trump pausou a implementação dessas tarifas por enquanto, mas disse que elas ainda podem entrar em vigor se ele não vir progresso suficiente nas prioridades de imigração e combate ao narcotráfico.

Logo após a eleição, Cook postou nas redes sociais que a Apple estava “ansiosa para se envolver com você e sua administração para ajudar a garantir que os Estados Unidos continuem a liderar e serem impulsionados pela engenhosidade, inovação e criatividade.”

Mas Trump também entrou em conflito com a empresa sobre suas políticas de privacidade, dizendo que ela deveria fazer mais para ajudar as autoridades federais a acessar telefones criptografados.

A Apple resistiu a pedidos das autoridades para criar uma porta dos fundos em seu sistema operacional de telefone que permitiria às autoridades acessar dados sem a senha do usuário, dizendo que isso poderia deixar os telefones vulneráveis a hackers.

Visto primeiro na Folha de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.