Trump anuncia até US$500 bi em investimentos em infraestrutura de IA
O presidente-executivo do SoftBank, Masayoshi Son, Sam Altman, da OpenAI, e Larry Ellison, da Oracle, juntaram-se a Trump na Casa Branca para o lançamento.
O anúncio no segundo dia de mandato de Trump ocorre após a reversão da decreto do ex-presidente Joe Biden sobre IA, que tinha como objetivo reduzir os riscos que a inteligência artificial representa para os consumidores, trabalhadores e segurança nacional.
A IA exige um enorme poder de computação, aumentando a demanda por data centers especializados que permitam que as empresas de tecnologia conectem milhares de chips em clusters.
“Eles precisam produzir muita eletricidade, e nós possibilitaremos que eles façam essa produção com muita facilidade em suas próprias fábricas, se quiserem”, disse Trump.
À medida que o consumo de energia dos EUA aumenta devido aos data centers de IA e à eletrificação de edifícios e transportes, cerca de metade do país corre um risco maior de sofrer déficit no fornecimento de energia na próxima década, informou a North American Electric Reliability Corporation em dezembro.
Como candidato em 2016, Trump prometeu aprovar uma lei de infraestrutura de 1 trilhão de dólares no Congresso, mas não o fez. Ele falou sobre o assunto com frequência durante seu primeiro mandato como presidente, de 2017 a 2021, mas nunca realizou um grande investimento.