Trump anuncia que vetará suspensão de TikTok e propõe acordo com China
“Em acordo com nossos provedores de serviços, o TikTok está em processo de restauração do serviço”, afirmou. “Agradecemos ao presidente Trump por fornecer a clareza e a garantia necessárias aos nossos provedores de serviços de que eles não sofrerão penalidades, fornecendo o TikTok a mais de 170 milhões de americanos e permitindo que mais de 7 milhões de pequenas empresas prosperem”, disse.
“É uma posição firme em defesa da Primeira Emenda e contra a censura arbitrária. Trabalharemos com o presidente Trump em uma solução de longo prazo que mantenha o TikTok nos Estados Unidos”, completou.
Para uma parcela dos usuários nos EUA, os serviços já começaram a funcionar, perto das 13h (15h do horário brasileiro). Mas milhões de pessoas ainda estavam aguardando o restabelecimento do aplicativo. Uma mensagem apenas dizia que a empresa estava “trabalhando duro” para reinstaurar a plataforma. “Obrigado pela paciência”, completava o texto.
No sábado, a rede social enviou notificações aos usuários para avisar sobre a suspensão na madrugada de ontem. “Uma lei que proíbe o TikTok foi promulgada nos Estados Unidos. Infelizmente, isso significa que você não pode usar o TikTok por enquanto”, informa a mensagem da plataforma.
O aplicativo enviou uma notificação aos usuários horas antes de banimento. Mensagem foi entregue por volta das 21h (no horário de Nova York, 23h no horário de Brasília).