Toyota estuda usar Inteligência Artificial em carros
A Toyota avaliar usar a inteligência artificial (IA) no processo de design de seus carros para otimizar a aerodinâmica, fatores essenciais para aumentar o alcance dos veículos elétricos (EVs, na sigla em inglês). A empresa anunciou a possibilidade, na terça-feira 20.
Segundo os pesquisadores, o novo processo de melhora dos designs usará a IA generativa, tecnologia por trás do ChatGPT (para texto) e Midjourney (para imagem). Assim, os designers poderão modificar seus esboços iniciais com técnicas baseadas em texto para imagem.
Leia Também: “Seguranças-robôs já são realidade”
A nova técnica é composta de restrições de engenharia precisas no processo de design, como arrasto, altura do percurso e dimensões da cabine. Segundo o presidente da fábrica de BEVs (veículo elétricos a bateria) da Toyota, reduzir o arrasto é fundamental para melhorar a aerodinâmica desses veículos e, consequentemente, maximizar seu alcance.
O diretor Avinash Balachandran, da Divisão de Direção Interativa Humana do TRI, explicou que as ferramentas de IA generativa são geralmente usadas como inspiração para o design, mas não conseguem lidar com as partes mais complexas do processo.
Os engenheiros rejeitam vários projetos iniciais enquanto vão além de certas restrições. Esse processo pode consumir um “tempo valioso” da produção e das entregas. Balachandran afirmou que a nova ferramenta vai mudar isso, visto que “a técnica combina os pontos fortes da engenharia tradicional da Toyota com as capacidades da IA generativa moderna”.
Leia Mais
Veja a matéria original no R7