Starlink lança antena portátil de internet no Brasil; quanto custa?

Na prática, os satélites não estão “tão longe” da Terra. Isso permite que a empresa de Musk ofereça conexão de alta velocidade, baixa latência (o sinal “bate e volta” nos satélites, em milissegundos) e em áreas não cobertas por cobertura cabeada.
Em média, a velocidade de banda larga da Starlink chega a 77,5 Mbps (megabits por segundo), segundo levantamento do site Minha Conexão. A velocidade é baixa comparada com serviços de banda larga faixa, que ultrapassam fácil os 100 Mbps, porém o serviço tem sido visto como uma boa alternativa para áreas sem infraestrutura cabeada.
Outras concorrentes no Brasil, como ViaSat e HughesNet, por exemplo, fornecem internet com satélites geoestacionários. Eles ficam a dezenas de milhares de km da superfície da Terra. Isso faz com que eles tenham maior abrangência, maior latência e menor velocidade (geralmente variando de 10 Mbps a 50 Mbps).
Fora a Starlink, a Amazon tem planos de fornecer, em breve, serviço semelhante por meio do Project Kuiper. A companhia já tem licença da Anatel para a operação, e deve lançar e ativar os seus primeiros satélites nos próximos dias.