Samsung lança versão 5G do Galaxy A06

Samsung lança versão 5G do Galaxy A06

Hoje mais de 57% da população tem redes 5G disponíveis, mas o serviço e os aparelhos são muito tributados
Christian Gerbara, CEO da Vivo e presidente da Conexis, durante evento setorial em novembro de 2024

Analistas consultados pela coluna concordam com a avaliação. “Os custos mais elevados de hardware para dispositivos 5G têm dificultado ou retardado sua penetração nos segmentos de preço baixo e médio”, comenta Miguel Ángel Pérez, analista sênior da Canalys para América Latina.

Nos smartphones 5G, são mais caros os chipsets e componentes relacionados à conectividade, como antenas e filtros. E, ainda que os valores estejam caindo, os fabricantes não podem enxugar tanto os custos, sob o risco de colocar na rua um dispositivo que ninguém vai querer comprar.

Embora os custos de produção dos dispositivos 5G tenham sido reduzidos nos últimos anos, ainda há uma barreira que impede os fabricantes de oferecerem celulares de entrada a preços acessíveis, que é sacrificar especificações que são mais atraentes para os consumidores atualmente
Miguel Ángel Pérez, analista sênior da Canalys para América Latina

Ari Lopes pondera, no entanto, que os preços dos smartphones são apenas parte da explicação pela baixa adoção do 5G. Toda a questão se resume ao tipo de vantagem oferecida pelas diferentes gerações de banda larga móvel:

  • 2G: digitalizou a voz, o que melhorou a qualidade das chamadas, e foi acompanhado por mudanças técnicas na bateria, que reduziram o aparelho.
  • 3G: prometeu, mas não cumpriu, dar início à era da internet móvel.
  • 4G: levou à explosão do uso de dados de forma segura e confiável, de modo a ser possível usar mapas online em tempo real e assistir vídeos em serviços de streaming.
  • 5G: gerou a expectativa em torno de velocidades altas e latências baixas, mas essas características já eram supridas a contento pelo antecessor, sobretudo para os serviços digitais mais populares.



Visto Primeiro Em

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.