fbpx

IA demonstra comportamento infantil e ‘sentimentos’

IA demonstra comportamento infantil e 'sentimentos'

A tecnologia da inteligência artificial (IA) avança cada vez mais rápido, e, consequentemente, surgem novidades sobre o tema praticamente todos os dias na internet.

Recentemente, cientistas do Instituto de Inteligência Artificial Geral de Pequim (BIGAI) comunicaram que no fim do mês de fevereiro conseguiram desenvolver algo impressionante.

Os pesquisadores criaram um tipo de IA capaz de simular o comportamento de uma criança de três anos. Logo, o sistema conseguiria até esboçar emoções humanas como tristeza, raiva, amor e alegria.

Como a criança digital opera?

‘IA criança’ desenvolvida pelos chineses – Imagem: Reprodução/X/@CodingnerdsCog

O nome oficial dado para a criança digital é ‘Tong Tong’, cujo significado quer dizer ‘pequena menina’ em mandarim, idioma falado na China.

Assim, a plataforma opera em um ecossistema 100% online e interage de forma autônoma, sendo capaz até de aprender por si, conforme alegações do time do projeto.

Uma interessante demonstração ocorreu em um evento realizado em Pequim, em que a IA pôde exibir uma fração da sua capacidade de fazer tarefas simples, como limpar um pouco de leite derramado ou endireitar um quadro, sem que alguma ordem explícita precisasse ser dada.

Os desenvolvedores afirmam que a capacidade de autonomia que ‘Tong Tong’ possui de atribuir coisas a si é uma importante evolução em relação aos chatbots existentes, por exemplo, o ChatGPT e o Bard, que precisam de direcionamentos detalhados para funcionar.

O BIGAI também promoveu o chamado ‘teste de Tong’ como uma alternativa ao já utilizado ‘Teste de Turing’ para medir as habilidades das inteligências artificiais no geral.

Enquanto o segundo possui foco na indistinguibilidade da IA e uma pessoa conversando, o primeiro considera a capacidade do sistema em aprender e executar trabalhos complexos.

Por fim, como qualquer invento ainda em seu início, espera-se que com o passar do tempo novas ferramentas e recursos sejam adicionados, aperfeiçoando ainda mais as funcionalidades da referida criação. Por ora, os resultados já obtidos são simplesmente formidáveis!

Veja a matéria original no R7

Veja mais em

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.