Quem ganha e quem perde no mundo da tecnologia com tarifaço de Trump

Nvidia, Intel e AMD
Todas as empresas de chip não devem sofrer grandes perdas. Isso porque o decreto de Trump exclui semicondutores feitos em Taiwan – o maior produtor do mundo. Após os anúncios do presidente dos EUA, as ações dessas companhias apresentaram alta.
Mesmo assim, a “boa notícia” exige cautela, pois dificilmente se compra só um chip. Geralmente, ele vem instalado em um computador que, em função das taxas, pode ficar mais caro.
Google, Meta, Microsoft e Amazon
De modo geral, de tecnologia que vendem serviços não foram diretamente impactadas pelo tarifaço. Big techs como Google, Meta e Amazon tiveram alguma oscilação no preço de valor de mercado, mas não tão grande quanto empresas dependentes de hardware.
Em médio prazo, há chance de haver repercussões para todas elas. A Amazon, por exemplo, vende produtos que vêm da China; já Google, Microsoft e Meta têm investido pesado em inteligência artificial e talvez fique mais caro comprar máquinas para realizar treino. Além disso, a União Europeia pode querer retaliar essas companhias pelas tarifas impostas aos países do bloco.