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PPA abre inscrições para 45ª edição

PPA abre inscrições para 45ª edição


‘Prêmio Profissionais do Ano’ ganhou nova marca, além de novos critérios de avaliação e a criação de uma categoria na Classe Regional. Inscrições vão até 11 de agosto. Prêmio Profissionais do Ano abre inscrições para a 45ª edição
Divulgação
As inscrições para o PPA, novo nome do “Prêmio Profissionais do Ano” já começaram, informou a Globo nesta terça-feira (24). Além da nova marca, a premiação também ganhou novos critérios de avaliação e a criação de uma categoria na classe Regional.
De acordo com a empresa, a 45ª edição do prêmio vai destacar trabalhos publicitários multiplataforma e que valorizam a criatividade como meio principal de conexão entre marcas e audiência. Agências de todo o país podem conhecer o novo regulamento e inscrever seus trabalhos até 11 de agosto no site do PPA (veja detalhes sobre pré-requisitos e categorias avaliadas mais abaixo).
“Há 45 anos, defendemos que nada substitui o talento. Em meio às discussões sobre os impactos da inteligência artificial na indústria, esse conceito está mais atual do que nunca. A tecnologia pode evoluir, novas ferramentas surgirem, mas a criatividade dos profissionais de publicidade continua sendo insubstituível”, afirmou a diretora de negócios integrados em publicidade da Globo, Manzar Feres.
Veja a campanha da 45ª edição do PPA:
Na nova campanha, as agências precisarão fornecer novas informações para inscrever seus trabalhos, tais como:
objetivos da comunicação;
público-alvo;
breve descrição da ideia criativa.
Além disso, como parte das novidades, os trabalhos serão avaliados por um júri técnico composto por profissionais de marketing e comunicação, que voltarão a fazer a avaliação de forma presencial, após três anos de júri online por conta da pandemia.
“Com uma linguagem mais pop, leve e divertida, a nova identidade visual do PPA tem cores fortes e vibrantes, marcando seu perfil legitimamente brasileiro. Evolução que acompanha as transformações do mercado e reitera o valor da premiação para o desenvolvimento da indústria criativa de publicidade”, diz o comunicado.
A campanha que apresenta a novidade e marca a abertura das inscrições é estrelada pela atriz Dandara Mariana, pelo ator Marcelo Adnet e pelo apresentador João Vicente.
Ainda segundo a empresa, o PPA já avaliou mais de 44 mil peças e distribuiu mais de 3 mil troféus, premiando trabalhos em todo o país.
Quais são os pré-requisitos para participar do PPA?
Para concorrer em qualquer uma das categorias do prêmio, o material inscrito precisa ter sido exibido pela primeira vez entre 8 de agosto de 2022 e 23 de julho de 2023, em âmbito regional ou nacional, dentro das plataformas da Globo — TV aberta, TV por assinatura e/ou todo o ecossistema digital da empresa.
Os concorrentes também devem preencher todos os campos da ficha com os nomes dos integrantes da equipe e informações do trabalho, além de precisarem fazer o upload do material inscrito em perfeitas condições para exibição e eventual edição.
Veja o regulamento completo
Quais as categorias avaliadas?
As categorias estão divididas nas Classes Nacional e Regional, de acordo com o território de exibição do material. Além disso, vale reforçar que, a partir deste ano, o PPA passará a contar com critério de avaliação específicos para o júri de cada categoria. Veja abaixo.
Filme: contempla peças únicas de comercial de produto, serviço ou ideia. Na Classe Nacional, a categoria se subdivide em filmes de até 15 segundos, de 30 segundos e com mais de 30 segundos. Já na Classe Regional, não há divisão por secundagem.
Campanha: conjunto de comerciais de produto, serviço ou ideia, assinado por um mesmo anunciantes e que tenha tema e/ou outros elementos em comum.
Integrada: campanha que combine veiculações linear (TV aberta e/ou por assinatura) e no ecossistema digital da Globo. Os materiais precisam ser diferentes entre si e a inscrição deve ser feita em formato de videocase, com até três minutos de duração. Essa categoria é avaliada apenas na Classe Nacional.
Ações em conteúdo: produtos, serviços ou ideias de uma marca contextualizados em conteúdos de qualquer plataforma Globo. Na Classe Regional, cortes em programas nacionais como o “É de Casa” e o “Altas Horas” também são elegíveis. As inscrições devem ser feitas em formato de videocase, com até três minutos de duração.
Valor Social: Filme ou campanha que abranja todos os tipos de causas ou ações positivas para a sociedade com as quais uma marca pode se envolver, tais como: igualdade, diversidade, inclusão, meio ambiente ou serviço de utilidade pública. Marcas ou produtos podem aparecer, mas a causa e/ou ação deve ter destaque principal na peça. O material não pode conter apelo de compra ou consumo. Nessa categoria, concorrem juntos materiais de veiculação regional e nacional.
Júri e premiação
O júri do PPA será composto por profissionais de perfis diversos e de relevância comprovada no mercado, em âmbito regional e nacional. Os jurados serão distribuídos em salas de acordo com as classes e categorias — cada sala tem um mínimo de 8 e um máximo de 12 membros, além do presidente.
Os nomes escolhidos para compor o júri deste ano serão listados no site do prêmio.
A previsão é que a reunião do júri aconteça em São Paulo, em 28 de setembro. Os finalistas serão conhecidos no dia 2 de outubro e a festa da publicidade brasileira está prevista para 30 de novembro.

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