Plataforma de viagens consegue driblar crise no setor de turismo
Startup deu a volta por cima ao investir em setores que não pararam ou cresceram durante a pandemia. Plataforma de viagens consegue driblar crise no setor de turismo
Uma startup mineira de viagens corporativas ficou sem faturamento quando a pandemia parou o setor. A empresa se adaptou às mudanças no mercado e identificou novos clientes. Com isso, fechou 2020 com crescimento e projeta mais faturamento neste ano.
Marcelo Linhares e o sócio Elvis Soares Martins criaram, em 2018, uma startup que ajuda empresas a reduzir os custos com viagens de trabalho. Mas, em 2020, o serviço foi muito afetado. O faturamento das agências de viagens corporativas caiu quase 70%.
Na startup, o tombo foi ainda maior, já que os principais clientes eram empresas de tecnologia que adotaram o home office e pararam de viajar.
“Em abril [de 2020], nossa receita caiu 99%. Teve lockdown em boa parte das cidades, muitos hotéis fechados e companhia área não estava nem colocando avião para voar”, conta Marcelo Linhares.
A grande sacada da startup foi investir em setores que não pararam ou cresceram durante a pandemia.
Um exemplo de captação de novos clientes foi uma rede de lojas de produtos para o sono. Em 2020, a franquia inaugurou oito lojas em quatro estados do país. A empresa conta com os serviços da startup para as viagens.
“Com o aplicativo, em 3, 4 cliques, a gente faz reservas aéreas e hospedagem e não perde tempo, que a dedicação nossa principal é suporte aos franqueados, à expansão da rede”, diz Bruno Barra, sócio da franquia.
Além do processo de compras e reservas, a plataforma permite registrar todas as despesas para não precisar mais guardar as notas fiscais. O plano mensal custa a partir de R$ 99, dependendo do número de colaboradores.
Com o aplicativo, a franquia conseguiu também cortar os gastos da área. “A economia chega perto de 30% nas passagens áreas e algo perto de 15% a 20% nos hotéis”, afirma Barra.
Já a mudança de rota trouxe resultado para a startup. O faturamento de 2020 subiu 20% em relação a 2019. E a previsão para este ano é chegar a R$ 4 milhões.
“Ser uma staturp, que tem agilidade, permitiu mudar rapidamente o perfil de clientes. E um ponto importante: mesmo na pandemia, a gente nunca parou de investir em tecnologia”, diz Linhares.
Veja a reportagem completa no vídeo acima.
Onfly
Telefone: (31) 3181-0457
Site: https://www.onfly.com.br/
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/onfly/
Cidades: Belo Horizonte e São Paulo
I wanna sleep
Site: https://www.iwannasleep.com/
Facebook: https://www.facebook.com/iwannasleepbrasil/
Instagram: https://www.instagram.com/i_wanna_sleep/
Matéria original