Pix será trocado pelo Drex para espionar você? Entenda a teoria

Criada para transações entre instituições financeiras, o Drex é também o meio de pagamento por onde a moeda circula. Haverá, no entanto, uma modalidade voltada ao consumidor.
Essa ideia de que pode ser uma ferramenta de controle social é assustadora de fato, mas não vai acontecer. Acredito que vá ficar nessa camada interbancária, como uma camada de serviços. Esse tipo de controle não vai ser implementado
Fabrício Tota
O que são criptomoedas e moedas digitais
Confundir criptomoeda e moeda digital é normal. As criptomoedas rodam via blockchain, uma espécie de livro contábil, e de forma não permissionada, ou seja, qualquer pessoa pode interagir com ela e não há uma organização responsável. Já as moedas digitais até possuem essas características, mas são supervisionadas por uma autoridade central.
O Drex é sigla para a abreviação da expressão “Digital Real X”. É a versão digital do real, tem transações registradas em blockchain, mas não é uma criptomoeda. Isso porque o BC supervisiona o Drex, que, segundo a entidade, “propiciará um ambiente seguro e regulado para a geração de novos negócios e o acesso mais democrático aos benefícios da digitalização da economia a cidadãos e empreendedores”.
O boato sobre a substituição do Pix e até do dinheiro em espécie pelo Drex esquentou após a primeira transação realizada com a moeda em setembro de 2023 entre Caixa Econômica Federal e Banco Inter.