‘Mundo cibernético está em guerra’, diz VP da CrowdStrike

'Mundo cibernético está em guerra’, diz VP da CrowdStrike

A Rússia realiza operações de sabotagem. O executivo relata que o país governado por Vladimir Putin trava, ao menos desde 2014, uma guerra cibernética contra a Ucrânia, estudando como interromper operações em estações de gás ou do serviço ferroviário.

Com tudo conectado hoje, o universo tecnológico pode ser um veículo para se executar uma guerra, para se posicionar melhor
Jeferson Propheta

A Coreia do Norte, por sua vez, é um caso à parte. Além de fazer operações de inteligência e sabotagem, o país faz das atividades cibernéticas um dos financiadores do estado.

É um jogo que eles jogam. O Terceiro Piso, que é o departamento da Coreia do Norte que faz segurança ofensiva, ou seja, faz ataques ofensivos, tem dois objetivos: arrecadar dinheiro para o programa nuclear norte-coreano e manter o padrão de vida de alguns membros da família do Kin Jong-un [ditador norte-coreano]
Jeferson Propheta

Alguns ataques associados aos norte-coreanos são os roubos de criptomoedas e o “jackpoting”, ações que exploram vulnerabilidades de caixas eletrônicos estrangeiros para cuspirem dinheiro.

Além dos agentes estatais, há outros dois grupos da guerra no submundo da internet: os criminosos virtuais e os hacktivistas. Os primeiros são os “batedores de carteira digitais”, ou seja, criminosos que levaram para o mundo digital práticas do mundo físico.



Visto Primeiro Em

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.