Musk lança Grok 3, nova versão do seu chatbot de IA

Na semana passada, Musk havia definido o projeto como a “IA mais inteligente da Terra”. Durante a transmissão do lançamento, ele destacou que o Grok 3 possui dez vezes mais recursos computacionais do que a versão anterior, que foi lançada em agosto do ano passado. Em dezembro, a empresa arrecadou US$ 6 bilhões (R$ 37 bilhões na cotação da época) para “acelerar seu desenvolvimento”.
Uma das principais atualizações anunciadas foi um mecanismo de autocorreção para evitar as “alucinações” que afetam outros chatbots de IA. Esse tipo de erro faz as IAs processarem dados falsos ou enganosos como fatos. Para evitar isso, o Grok 3 irá refletir sobre essas informações que não são lógicas e remover os erros.
O Grok 3 tem capacidades de raciocínio muito poderosas, então nos testes que fizemos até agora, o Grok 3 está superando tudo o que foi lançado, pelo que temos conhecimento, então isso é um bom sinal. Elon Musk, em conferência em Dubai na semana passada
Grok foi criada para subverter o “politicamente correto” da concorrência, segundo Musk. Diferentemente dos concorrentes, ela gera imagens de celebridades e políticos, aparentemente sem restrições, segundo o TechRadar.
Na transmissão, a equipe da xAI mostrou testes de benchmark comparando o Grok 3 com os concorrentes. Os resultados apresentados foram promissores, indicando uma performance superior a chatbots como o ChatGPT, Gemini (do Google) e DeepSeek.
O novo modelo está disponível apenas para assinantes do X Premium. IA está sendo implementada aos poucos para os usuários.