fbpx

Microsoft anuncia IA que pode criar cenas de games – 19/02/2025 – Tec

A Microsoft revelou nesta quarta-feira (19) ferramentas de inteligência artificial que podem criar cenas de videogames que normalmente teriam que ser programadas e animadas por um humano, um modelo que foi construído usando dados coletados de jogadores do Xbox e seus controles.

Chamado de Muse, o modelo é o primeiro do tipo, segundo a Microsoft. Uma equipe de pesquisa em aprendizado de máquina entrevistou desenvolvedores de jogos para entender como a IA generativa poderia ser útil e o que eles precisariam para que essas ferramentas fossem eficazes, disse Katja Hofmann, gerente de pesquisa sênior da Microsoft.

Em seguida, para treinar o modelo de IA, a equipe de Hofmann coletou dados de sete anos de sessões do “Bleeding Edge”, um jogo de batalha multiplayer de 2020 do estúdio Ninja Theory, da Xbox.

“Se você não viu nenhuma dessas imagens de jogabilidade geradas antes, pode pensar que são apenas clipes de um videogame”, disse Hofmann em uma demonstração para jornalistas. O modelo Muse foi anunciado nesta quarta na revista Nature.

A equipe do Xbox da Microsoft e outros agentes do setor estão ansiosos para usar a IA para ajudar a reduzir os centenas de milhões de dólares que os estúdios normalmente gastam em grandes produções —custos que dispararam nos últimos anos, mesmo com o crescimento das vendas desacelerando.

É controverso porque os jogadores suspeitam que a IA generativa possa prejudicar a qualidade dos jogos. E os funcionários dos estúdios, já afetados por uma série de demissões, temem que a tecnologia possa reduzir ainda mais seus quadros.

“Bleeding Edge” coloca duas equipes de quatro jogadores uma contra a outra e é jogado inteiramente online. Todos os jogos são gravados com a permissão dos jogadores.

Isso permitiu que os pesquisadores acumulassem mais de um bilhão de imagens de jogos emparelhadas com o uso correspondente dos controles.

O resultado é o que a Microsoft chama de “Modelo de Ação Mundial e Humana”. Como a maioria dos modelos de IA generativa, ele cria algo após ser solicitado —neste caso, uma sequência de visuais após ser mostrado uma cena de jogo criada por um humano.

“O modelo é capaz de gerar algo que é realmente consistente, que demonstra uma compreensão muito precisa do mundo do jogo”, disse Hofmann. Os elementos criados pela IA incluem interações entre personagens e outros elementos do jogo.

Pesquisadores externos poderão desenvolver o trabalho da Microsoft com o software protótipo que a empresa planeja lançar.

Visto primeiro na Folha de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.