Meta anuncia cabo submarino que conectará 5 continentes

Meta anuncia cabo submarino que conectará 5 continentes

De acordo com o centro, estruturas desse tipo são responsáveis por 99% das comunicações digitais transoceânicas e por 10 trilhões de dólares em transações financeiras diárias.

Nos últimos anos, big techs ávidas por dados, como a Meta, entraram nesse terreno dos cabos submarinos, que antes era domínio de provedores de telecomunicações.

“Em algum momento, quando seu crescimento é tão grande e seu volume de demanda supera o de outras pessoas, você é incentivado a investir por conta própria, eliminando o intermediário”, disse à AFP Alan Mauldin, diretor de pesquisa da empresa especializada em dados Telegeography. A Google é outra empresa que tem investido forte na área, com 16 projetos de cabos submarinos.

Cada duto é composto por um feixe de cabos de fibra óptica protegido por um revestimento blindado que pode ser enterrado vários metros abaixo do leito do mar para proteção. A Meta não detalhou o volume de recursos destinado ao projeto, mas disse que é da ordem de “vários bilhões” de dólares.

Motivos para investir em cabos próprios

As plataformas querem entrar no mapa dos cabos também pela possibilidade conexão direta de suas operações globais e, principalmente, o aumento da resiliência de suas redes, segundo Mauldin.



Visto Primeiro Em

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.