Sonda Cosmos 482 deve voltar à Terra depois de 53 anos; o que se sabe?

Com a possibilidade da queda do objeto, os cientistas tentam prever o estrago que a sonda faria ao colidir com a Terra. Segundo Marlon Sorge, especialista em detritos espaciais do grupo de pesquisa The Aerospace Corporation, a sonda é “bastante densa”. “Portanto, é claramente como uma bola de boliche”, explicou Sorge à rede norte-americana CNN.
Segundo os cálculos da The Aerospace Corporation, o risco de a Cosmos 482 causar danos fatais é de aproximadamente 1 em 25 mil. Para Sorge, este valor indica um risco muito menor do que o potencial de outros detritos espaciais. Peças de foguetes inoperantes, por exemplo, voltam à atmosfera terrestre todos os anos, e muitas delas representam um risco maior de “catástrofes”. A maioria dos detritos espaciais se desintegra graças ao atrito e à pressão ao atingir a atmosfera terrestre, viajando a centenas de quilômetros por hora.
Mesmo apresentando um risco considerado mínimo, a Cosmos 482 tem mobilizado especialistas em todo o mundo. Segundo Marco Langbroek, professor e especialista em tráfego espacial da Universidade Técnica de Delft, na Holanda, a sonda deve cair em uma área que abrange países populosos. “[A área engloba] toda a África, América do Sul, Austrália, EUA, partes do Canadá, partes da Europa e partes da Ásia”, disse à CNN.
Mas, como 70% do nosso planeta é água, há boas chances de que a sonda acabe [caindo] em algum oceano […] Existe um risco, mas é pequeno. Você corre um risco maior de ser atingido por um raio uma vez na vida. Marco Langbroek à CNN
A sonda Cosmos 482
O módulo que deve cair na Terra fazia parte da nave lançada pela então União Soviética. A sonda Cosmos 482 tinha um projeto e um plano de missão idênticos à sonda atmosférica Venera 8. Os equipamentos faziam parte de um programa soviético das décadas de 1970 e 1980, quando o país buscava se tornar o principal concorrente dos Estados Unidos no desenvolvimento espacial e visava realizar medições científicas da atmosfera e da superfície de Vênus.