Trump acredita que iPhone poderia ser produzido nos EUA

Entretanto, Steve Jobs já afirmou no passado que precisaria de 30 mil engenheiros para produzir os iPhones nos EUA, o que o país não tem. Conforme apontou o The Verge, o empresário descreve o problema em sua biografia, escrita por Walter Isaacson. Nela são relatadas reuniões entre o então CEO da Apple e o presidente Barack Obama em 2010 e 2011. À época, a empresa tinha 700 mil trabalhadores de fábrica na China.
O sucessor de Jobs, Tim Cook, também descreveu o problema em 2017, durante o evento Global Forum da revista Fortune. Ele apontou que a China deixou de ser um país de baixo custo de mão de obra, mas sim um local com uma grande quantidade de trabalhadores qualificados.
A grande diferença está na qualificação técnica e na quantidade de profissionais especializados concentrados em um único lugar. Os produtos que fazemos exigem ferramentas de altíssima precisão e um nível de acabamento extremamente avançado. A habilidade para trabalhar com esse tipo de material e tecnologia é algo que a China desenvolveu profundamente. Tim Cook
Apple ‘dribla’ tarifas importando da Índia
A Apple transportou 600 toneladas de iPhones (ou cerca de 1,5 milhão de unidades) da Índia para os Estados Unidos, segundo fontes da Reuters. O objetivo seria reforçar o estoque dos smartphones no mercado norte-americano para contornar as tarifas impostas por Trump contra a China.
Enquanto as tarifas de importação de produtos vindos da China é de 125%, da Índia é de 26%. Além disso, a Índia faz parte da lista de países que teve as tarifas pausadas por 90 dias.