Metade dos profissionais que trabalham home office estão dedicando mais tempo de trabalho em comparação com suas jornadas presenciais. Essa é a conclusão de uma pesquisa realizada pelo portal Empregos.com.br em parceria com a Universidade de Brasília (UnB).
O estudo, que entrevistou 257 trabalhadores em todo o Brasil, revela que 49,4% realizam atividades fora do horário comercial para finalizar suas tarefas; 47,5% afirmam que seus superiores ou colegas entram em contato para tratar de demandas mesmo após o expediente; enquanto 45,1% declaram que trabalham mais em casa em comparação com o ambiente de trabalho presencial.
Embora a pesquisa não tenha investigado os cargos dos entrevistados, que variam de 18 a 55 anos, foi constatado que 22,2% deles possuem diploma de ensino superior e 19,8% têm formação de pós-graduação, o que pode indicar posições mais qualificadas.
“Tendo se passado três anos desde o início do trabalho remoto devido à covid-19, as organizações ainda enfrentam dificuldades em relação a esse modelo de trabalho”, avalia a gerente do Empregos.com.br, Tábata Silva.
Segundo ela, os principais desafios a serem enfrentados incluem a gestão do tempo e a comunicação.
“Tanto líderes quanto colaboradores frequentemente sentem a necessidade de ‘provar’ que estão trabalhando de forma remota”, complementa.
Diante dos dados obtidos, a especialista sugere que as lideranças invistam em uma comunicação mais eficiente com as equipes que operam em home office.
“Um excesso de controle não está alinhado com a produtividade”, enfatiza. “Cooperação, confiança e flexibilidade devem ser a base das relações profissionais.”