A empresa taiwanesa Hon Hai Precision Industry, conhecida como Foxconn, concordou em fornecer à Mitsubishi Motors um carro elétrico que será fabricado em Taiwan e vendido na Austrália e Nova Zelândia até o final de 2026.
O carro será desenvolvido pela Foxtron Vehicle Technologies, uma subsidiária da Hon Hai, e produzido em Taiwan pela Yulon Motor, informou a Mitsubishi nesta quarta-feira (7) em um comunicado.
A parceria da Hon Hai com a Mitsubishi torna a montadora japonesa seu primeiro grande cliente para o nascente negócio de fabricação terceirizada de veículos elétricos. A Bloomberg foi a primeira a noticiar as negociações do acordo em março.
A fabricante taiwanesa de iPhones havia anteriormente abordado a Nissan, maior acionista da Mitsubishi, para avançar suas ambições em veículos elétricos, mas essas discussões foram deixadas de lado enquanto a Nissan buscava uma aliança com a Honda que acabou não se concretizando.
Jun Seki, diretor de estratégia do negócio de carros elétricos da Hon Hai, visitou Tóquio em abril e estava empenhado em garantir que as montadoras japonesas estivessem cientes da sua disposição para montar veículos elétricos para elas, de forma semelhante a como fabrica o PlayStation para a Sony e iPhones para a Apple.
À medida que a indústria automobilística global transiciona para carros elétricos movidos a bateria com software avançado, a Hon Hai está apostando que as montadoras tradicionais precisarão de ajuda para fazer a transição
Ainda assim, provavelmente levará anos para que a Hon Hai construa um braço automotivo totalmente funcional, disse Seki.
Em fevereiro, dias antes de Nissan e Honda oficialmente se separarem, a Hon Hai disse estar aberta a comprar a participação da Renault na Nissan. A empresa taiwanesa havia abordado ambas as montadoras japonesas sobre possível cooperação, segundo o presidente Young Liu.
A parceria entre Nissan e Honda, que foi firmada em dezembro, originalmente incluía a Mitsubishi Motors.
A Mitsubishi também anunciou nesta quarta-feira que planeja lançar um novo veículo elétrico na América do Norte em 2026, baseado no Leaf da Nissan, um dos primeiros carros elétricos produzidos em massa no mundo.
O anúncio faz parte da estratégia de produto mais ampla da Mitsubishi para os EUA até 2030. A montadora disse que também está considerando oportunidades para expandir ainda mais na Austrália.