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Financial Times e OpenAI fecham acordo de licenciamento – 29/04/2024 – Tec

O Financial Times fechou um acordo com a OpenAI para treinar modelos de inteligência artificial a partir do conteúdo do jornal britânico, marcando mais um acordo entre a startup apoiada pela Microsoft com um portal de notícias global.

Nos termos do acordo, o FT licenciará seu material para o fabricante do ChatGPT para ajudar a desenvolver tecnologia de IA generativa que pode criar texto, imagens e código indistinguíveis de criações humanas.

O acordo também permite que o ChatGPT responda a perguntas com breves resumos de artigos do FT, com links de volta para o FT.com. Isso significa que os 100 milhões de usuários do chatbot em todo o mundo poderão acessar reportagens do FT por meio do ChatGPT, ao mesmo tempo em que fornecem um caminho de volta para o material de origem.

“Além dos benefícios para o FT, há implicações mais amplas para o setor. É correto, é claro, que as plataformas de IA paguem aos editores pelo uso de seu material. A OpenAI entende a importância da transparência, da atribuição e da compensação —todos essenciais para nós”, disse o diretor-executivo do FT, John Ridding.

“Paralelamente, é do interesse dos usuários que esses produtos contenham fontes confiáveis.”

Brad Lightcap, diretor de operações da OpenAI, disse: “Nossa parceria e diálogo contínuo com o Financial Times é para encontrar maneiras criativas e produtivas para a IA capacitar organizações de notícias e jornalistas e enriquecer a experiência do ChatGPT com jornalismo de classe mundial em tempo real para milhões de pessoas ao redor do mundo.”

Este é o quinto acordo do tipo fechado pela OpenAI no último ano, seguindo parcerias semelhantes com a Associated Press (EUA), Axel Springer (Alemanha), Le Monde (França) e Prisa Media (Espanha). Os termos financeiros não foram divulgados.

Espera-se que a Axel Springer ganhe dezenas de milhões de euros por ano permitindo que a OpenAI acesse o conteúdo de suas publicações, como Bild, Politico e Business Insider. Esse acordo incluiu um pagamento único pelo conteúdo histórico do editor e uma taxa maior paga sob um acordo de licenciamento anual para permitir que a OpenAI acesse informações mais atualizadas.

O New York Times em dezembro se tornou o primeiro grande grupo de mídia dos EUA a processar a OpenAI e a Microsoft, argumentando que as empresas de tecnologia haviam desfrutado de um “passe livre” em milhões de artigos para construir os modelos subjacentes ao ChatGPT.

A ação judicial disse que a empresa havia mantido discussões de licenciamento com a Microsoft e a OpenAI “por meses”, mas que as conversas não haviam “levado a uma resolução”.

No ano passado, OpenAI, Google, Microsoft e Adobe se reuniram com executivos de editoras de notícias, incluindo News Corp, Axel Springer, The New York Times, The Guardian e o FT, para discutir questões relacionadas a seus produtos de IA, de acordo com várias pessoas familiarizadas com o tema.

O diretor executivo da News Corp, Robert Thomson, disse que está em negociações com empresas de IA sobre um contrato de licenciamento, enquanto o diretor executivo da Thomson Reuters, Steve Hasker, disse este ano que havia fechado vários acordos com grupos de IA.

O Google, que também construiu seu chatbot Gemini usando conteúdo da web, ainda não chegou a acordos com editoras de notícias.

A Enders Analysis disse que a posição de barganha dos grupos de mídia era mais forte quando podiam fornecer “material atualizado que poderia ser importante para impulsionar alguns produtos de consumo de IA”.

Visto primeiro na Folha de São Paulo

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