Dona do TikTok avalia projeto de datacenters no Brasil, dizem fontes

As negociações são inicialmente para uma capacidade de 300 megawatts (MW), disse uma das pessoas com conhecimento do assunto, mas o projeto total pode alcançar 900 MW em uma segunda fase.
Uma segunda fonte disse que a demanda total do projeto pode chegar a 1 GW.
A localização de Pecém é considerada estratégica e competitiva para data centers, que demandam grande quantidade de energia. Já a região Nordeste conta com grande concentração de geração renovável. Além disso, está próxima da chegada de cabos submarinos de telecomunicações no Brasil.
A Casa dos Ventos, que tem como sócia a TotalEnergies em seus negócios de geração de energia, já pediu conexão de seu projeto de data centers de Pecém à rede elétrica nacional, mas teve acessos negados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) por riscos para estabilidade da rede, já que essas infraestruturas consomem grandes quantidade de energia.
Segundo duas das fontes consultadas, o Ministério de Minas e Energia está avaliando a liberação de mais capacidade de conexão para projetos de data centers nessa e em outras áreas.
Procurado, o TikTok afirmou que não vai comentar o assunto.