Dona do Google considera vender robotáxis para usuários no futuro

Pichai, em uma teleconferência, não forneceu um cronograma ou qualquer detalhe sobre como a empresa planeja vender os veículos da Waymo, além de dizer que “há uma opção futura para propriedade pessoal”.
O presidente-executivo da Tesla, Elon Musk, comentou recentemente sobre o custo mais alto dos carros da Waymo em comparação com os da Tesla.
Os veículos da Waymo usam uma combinação de câmeras e sensores caros, como o lidar, para criar um mapa tridimensional da via, acrescentando redundância para aumentar a segurança. Por outro lado, a Tesla depende apenas da visão da câmera e da inteligência artificial, o que lhe permite manter os custos sob controle.
“Os Teslas provavelmente custam um quarto, 20%, do que custa um Waymo e são fabricados em um volume muito alto”, disse Musk após os resultados da Tesla na terça-feira. “Não vejo ninguém sendo capaz de competir com a Tesla no momento.”
Musk aposta o futuro da Tesla nos robotáxis e afirmou que os proprietários poderão eventualmente ganhar dinheiro listando seus veículos em um aplicativo de carona.
A empresa pretende lançar um serviço de robotáxi em vários Estados dos EUA este ano, uma meta que os especialistas em autonomia consideraram ambiciosa, dada a dificuldade da tecnologia em responder a cenários como mau tempo, cruzamentos complexos e comportamento de pedestres.