fbpx

Alinhamento de planetas raro poderá ser visto no Brasil; saiba como

Alinhamento de planetas raro poderá ser visto no Brasil; saiba como

Sete planetas irão se alinhar. Segundo o Starwalk, os planetas que irão dividir o céu de forma visível a partir da Terra serão Saturno, Mercúrio, Netuno, Vênus, Urano, Júpiter e Marte. “Este alinhamento planetário coincide com a Lua Nova, então haverá a oportunidade perfeita de observar objetos mais fracos como Urano e Netuno”, diz o portal.

De acordo com a previsão, Mercúrio, Vênus, Júpiter e Marte serão facilmente avistados a olho nu. Já Urano e Netuno exigirão equipamentos como um binóculo ou um pequeno telescópio para serem vistos.

Conforme o Starwalk, Saturno será o planeta mais difícil de se ver no evento. Os interessados em assistir ao “desfile” completo precisarão saber a hora exata para poder localizar o planeta. Por causa de sua proximidade com o Sol, a janela de observação deste planeta será mais curta.

Marte será o planeta mais ao alto no céu, acima do horizonte sul. O segundo planeta mais brilhante será Júpiter, seguido por Urano, Vênus, Netuno e Mercúrio. Por último, Saturno.

Eventuais “alinhamentos” não são extremamente raros. É comum conseguir visualizar dois ou três planetas logo após o pôr do sol. No entanto, a conjunção de sete planetas, como a prevista para a próxima semana, é, sim, considerada rara. Segundo previsão do Starwalk, o alinhamento com todos os planetas só deve acontecer novamente em 2161.

Table of Contents

Entenda o que é o fenômeno

O termo “alinhamento planetário’ significa que vários planetas se reúnem em um lado do Sol ao mesmo tempo. Segundo o Starwalk, o evento é conhecido de forma informal como “desfile planetário” e indica que vários planetas são visíveis a olho nu em uma noite.



Visto Primeiro Em

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.