Desembargadora adverte advogado por usar chatbot que inventou casos

Desembargadora adverte advogado por usar chatbot que inventou casos

No fim das contas, o pedido de habeas corpus feito pelo advogado para o seu cliente foi negado.

Advogado já foi multado por usar ChatGPT

Advogado foi multado em R$ 2,4 mil por usar o ChatGPT para criar uma petição. A punição foi aplicada pelo ministro Benedito Gonçalves, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em 2023.

Ministro disse que advogado agiu de má-fé ao tentar ser admitido em um processo. Peça tinha relação com um julgamento de conduta do ex-presidente Jair Bolsonaro, numa reunião com embaixadores para atacar o sistema eleitoral. O profissional não era ligado a nenhuma parte da investigação.

Nos EUA, um advogado usou o ChatGPT e chatbot inventou jurisprudências de um caso. A ação era sobre um pedido de indenização a um homem ferido durante um voo. O advogado, após pesquisar no ChatGPT, ainda perguntou se casos de jurisprudência citados eram reais, e o chatbot respondeu que sim.

É comum que inteligência artificial invente casos

O termo técnico de quando uma inteligência artificial gera conteúdos que não fazem sentido ou são incorretos é alucinação. Os chatbots não são criados para fazer pesquisa, mas para ordenar palavras de modo que o texto resultante faça sentido e tenha relação com a ordem feita pelo usuário.



Visto Primeiro Em

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.