Dá para reverter os cabelos brancos? Ciência responde
Isso impediria que um subproduto da produção da melanina, o peróxido de hidrogênio, se acumule. Acontece que ele possui um efeito destruidor nas células. E, conforme os anos passam, nosso corpo produz menos antioxidantes pra neutralizar seu impacto.
Para concluir a solução mágica, a quebrar desse peróxido de hidrogênio poderia ser feita com um aminoácido chamado metionina.
O estudo de onde tiraram essas conclusões realmente existe. Foi realizado por pesquisadores alemães e britânicos, mas não é novo. Foi publicado em 2009. Nele, os pesquisadores afirmam:
Nossos dados alimentam o conceito há muito citado, mas insuficientemente comprovado, de dano oxidativo induzido por peróxido de hidrogênio em todo o folículo piloso humano, incluindo a haste capilar, como um elemento-chave no envelhecimento senil do cabelo, que não afeta exclusivamente os melanócitos foliculares (…) seria interessante se a metionina pudesse ser útil.
Folículo piloso é um anexo da pele responsável pelo crescimento de pelos em seres humanos.
Para chegar a essas conclusões, os cientistas conduziram testes apenas em laboratório. Depois, a pesquisa, que já era extremamente preliminar, e não avançou.