Visão anti-Meta sobre rede social fez TikTok virar inimigo nº1 dos EUA
Mas como um aplicativo famoso pelas dancinhas irritou todas as estruturas de poder do país mais poderoso do mundo?
Essa é uma plataforma que ganhou peso na vida não só dos norte-americanos, mas de todo mundo, por inovações que ela trouxe e que estavam passando ao largo de outras redes sociais mais tradicionais como Instagram, Facebook e Twitter
Helton Simões Gomes
Sem sucesso, muitas concorrentes surgiram para tentar superar as redes sociais norte-americanas, já consolidadas. A principal vantagem construída por essas plataformas era a interação promovida entre as pessoas por meio dos vários recursos tecnológicos. Expoentes dessa tendência são Facebook e Instagram, todos de propriedade da Meta.
O TikTok quebrou essa lógica e conectou as pessoas a conteúdos e não a outros usuários. Dessa forma, o TikTok se comporta como uma rede social anti-Meta.
Essa dinâmica de vídeos curtos criou uma nova forma de interação para as pessoas, o que foi posteriormente copiado pelo Zuckerberg, com o Reels
Diogo Cortiz
De cara, o TikTok virou um rival natural do Instagram. Mas, com novos usos dados pelos usuários à plataforma, o aplicativo virou um concorrente do Google. Seja porque muita gente já o usa para fazer pesquisa, seja porque os jovens habituados ao modelo de feed infinito do app dificilmente irão se acostumar à lógica do motor de buscas online.