como assistir ao espetáculo da astronomia no Brasil

O ápice de uma chuva de meteoros Liridas poderá ser vista do Brasil na noite da próxima segunda-feira, 21 abril, e madrugada de terça, 22. Conforme o Observatório de Astronomia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, a Unesp, o fenômeno começou na último dia 14 e se entenderá até o dia 30 deste mês. No entanto, o melhor momento para observar o evento astronômico será na madrugada de terça, às 2h da manhã (horário de Brasília).
“Abrindo a estação de chuvas de meteoros deste ano, temos a previsão da chuva dos Lirídas, que ocorrerá entre 14 e 30 de abril deste ano. Seu pico, ou seja, o período onde se observam mais meteoros, ocorrerá na noite do dia 21 para o dia 22 de abril, quando será possível observar até 18 meteoros por hora”, disse a observatório, em seu site.
Os meteoros são pequenos corpos celestes que, ao entrar na atmosfera da Terra, queimam total ou parcialmente por conta do atrito com a atmosfera e o contato com moléculas de oxigênio. A trajetória dessas rochas, quando pegam fogo, chegam a deixar um rastro forte e brilhante no céu. Podem, também, formar faíscas que chamamos de “estrelas cadentes”.