o que fazer em caso de furtos e roubos

Faça um boletim de ocorrência. A partir dele será possível ter documentado o que ocorreu. No boletim, que pode ser feito online, o usuário deverá informar seus dados pessoais, detalhes de onde e como foi a ocorrência, além do maior número possível de informações técnicas sobre o dispositivo (marca, modelo, IMEI e etc). Documento é ainda uma garantia, caso consigam acessar algum arquivo ou conta.
Vale checar com os bancos se o bloqueio temporário da conta foi realizado pela notificação no app Celular Seguro, para evitar movimentações indesejadas, como compras, transferências e saques. É indicado também que os cartões também sejam bloqueados porque ao ter acesso ao seu aparelho, o invasor pode capturar informações do seu cartão através de carteiras digitais como Samsung Pay e Apple Pay.
Caso algum valor saia da sua conta bancária, é necessário fazer novamente o boletim de ocorrência e pedir o ressarcimento do valor para o banco. É importante verificar se a conta bancária tem algum tipo de seguro, se não tiver, é possível ser necessário entrar com uma ação contra o banco.
Em seguida, a indicação é ligar para a operadora pedindo o bloqueio do chip e do Imei (Identificação Internacional de Equipamento Móvel), isto é, a identificação global e única para cada telefone celular. É importante pedir o bloqueio e não cancelamento da linha, para que futuramente a operadora habilite o mesmo número. Notificação de roubo ou furto pelo Celular Seguro, em tese, também bloqueia a linha.
2. Apagar dados e trocar senhas