Como é andar no carro da Uber que não tem motorista

Não há previsão para chegar ao Brasil. Sachin Kansal, vice-presidente de produto da Uber, diz que tecnologia vai progredir e que deve ficar mais acessível, porém, reconhece, que deve levar tempo. Por enquanto, a Uber deve lançar em breve seus carros autônomos em Atlanta (EUA), e em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Como é usar na prática
Apesar de ser um Jaguar autônomo, o jeito de chamar e o preço são iguais ao de um carro tradicional. Em cidades habilitadas, como Austin, é possível configurar sua conta na Uber para privilegiar corridas com os Waymo —- indo em Configurações e selecionando Carro Autônomo. A empresa fez isso, pois notou que nem todas as pessoas querem usar.
Quando o carro chega, você abre a porta via app e ele mostra suas iniciais num sinalizador do teto. Pelo celular, você pode abrir o porta-malas, caso queira guardar alguma bagagem. Dentro do carro, é necessário colocar o cinto. O carro começa a andar quando você clica na opção “Iniciar a corrida” numa tela.
A sensação esquisita dura apenas alguns minutos. Pode parecer estranho, mas você se acostuma com o volante girando sozinho depois que ele faz curvas suaves e mantém certa distância dos veículos. Como eu estava sentando no banco do passageiro, senti que estava mais seguro em caso de acidente.
Andar na frente foi mais aflitivo, mas divertido e sem imprevistos. Em rotatórias, ele fazia curvas de forma segura, sem grandes solavancos, e até parava na placa de “Pare” mesmo sem detectar veículos ao redor. Trata-se de uma máquina, então tenta ser um “condutor exemplar”.