Black Friday: veja dicas para aumentar as vendas no comércio
Sebrae Minas elenca estratégias que pequenos negócios podem fazer neste período de megadescontos, para atrair clientes e faturar mais. Desconto da Black Friday (imagem ilustrativa)
Rede Amazônica/Reprodução
A Black Friday 2021 será nesta sexta-feira (26) e, apesar da inflação e da falta de dinheiro, os comerciantes têm esperança de vender mais para recuperar um pouco do prejuízo causado pela economia instável e pela pandemia da Covid-19.
Metrô de BH amplia horário de funcionamento durante a Black Friday 2021
Os comerciantes precisam se planejar, incluindo gestão de estoque, seleção do mix de produtos em promoção, capacitação dos funcionários, análise dos prazos de entrega e, principalmente, ofertas que atraiam os consumidores.
O analista do Sebrae Minas Victor Mota disse que é preciso saber utilizar as estratégias de marketing digital, disparar SMS e e-mails divulgando o período e as regras das promoções, e também se relacionar com o cliente pelas redes sociais.
“Por isso, é essencial avaliar os canais mais convenientes para divulgação das ofertas, atentar às condições de pagamento e entrega, além de oferecer descontos atrativos para evitar frustrar os clientes”, fala.
LEIA TAMBÉM:
Black Friday: por que compramos compulsivamente
Black Friday 2021: tênis, perfume, fralda, roupas; veja os produtos mais pesquisados
Black Friday: por que lojistas preveem faturar menos mesmo com recorde de vendas
Além disso, a Black Friday é uma oportunidade para conquistar novos clientes e ampliar as vendas, especialmente, pelo comércio on-line.
Sara Marques Maia é uma das empresárias que apostam na data. Ela é propriedade da Talismã, loja física que vende moda feminina em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e disse que tem utilizado as vendas por delivery, por meio de malas-diretas personalizadas como estratégia.
A empresária Sara Marques Maia participa da Black Friday
Sara Marques Maia/Arquivo pessoal
Todo ano ela faz o “Novembro Black”, com o mês inteiro de promoções, e algumas roupas são colocadas pela metade do preço e há descontos em outros produtos. Para alavancar ainda mais o negócio, Sara está fazendo lives como estratégia para atrair as clientes.
“Houve um crescimento nas vendas muito bom em outubro, de cerca de 30%. Queremos, em novembro, um aumento de mais de 40% e, em dezembro, que também aumente pelo menos uns 40%”, espera.
Estratégias
Conheça algumas estratégias que pequenos negócios podem fazer neste período de megadescontos, para atrair clientes e faturar mais. As dicas são do Sebrae Minas:
Estabeleça o mix de produtos ofertado;
Negocie parcerias com fornecedores para adquirir produtos com melhores preços;
Aproveite para queimar itens de menor giro;
Defina a faixa de desconto que será oferecida para cada categoria de produtos;
Não crie falsas promoções ou conceda descontos irrisórios;
Treine a sua equipe de vendas;
A política de troca da loja deve ser clara e estar visível aos clientes;
Não deixe de levar em conta que, legalmente, o e-commerce prevê sete dias de arrependimento após a aquisição do produto;
Cultive boas práticas e deixe o seu cliente satisfeito;
Não divulgue prazos de entrega impossíveis e, se for necessário, amplie-o para não deixar de cumprir o prometido.
Black Friday: empresas investem em tecnologia para entrega mais rápida
Origem
A Black Friday surgiu nos Estados Unidos e é sempre na sexta-feira depois do Dia de Ação de Graças. A data marca o começo da temporada de compras de Natal.
A data – realizada uma vez por ano – se consolidou no calendário brasileiro como uma grande oportunidade, tanto para vendedores quanto para consumidores, que estão mais dispostos a comprar e buscam promoções relevantes (relembre na reportagem abaixo).
Empresários e empreendedores devem descobrir interesses de compra com listas de desejos e antecipar ofertas.
Relembre reportagem de 2019 no JN: Black Friday se consolida no calendário do comércio no Brasil
Os vídeos mais vistos no g1 Minas:
Matéria original