Vivo, líder em celular na China, chega ao Brasil; Jovi é nome no país

Segundo a consultoria de mercado Counterpoint, 18% dos celulares vendidos no país asiáticos durante o quarto trimestre de 2024 foram fabricados pela Vivo Mobile.
Para outras firmas que acompanham o mercado, o resultado é um pouco diferente, mas todas elas posicionam a empresa entre as duas primeiras posições.
Segundo cálculos da Canalys, a Vivo Mobile fica ligeiramente atrás da líder Apple. E, para a IDC, a companhia empata com a dona do iPhone.
As três consultorias, porém, apontam a Vivo Mobile como líder na China durante o ano, com vendas de 49,3 milhões.
Em 2024, a empresa lançou o vivo X100 Ultra, smartphone top de linha apontado como a melhor câmera do mercado para muitos especialistas. Para a GSMArena, a lente de 50 Megapixel é “soberba” e o sensor de 200 MP é “verdadeiramente de classe mundial”. O único defeito era não ser vendido fora da China, ainda que a Vivo Mobile já atue em mais de 60 mercados.
No Brasil, a empresa não usará seu nome de batismo porque a marca “Vivo” já pertence à Telefônica Brasil. Ainda que as áreas de atuação sejam diferentes, a chinesa optou por criar uma nova identidade para não confundir os consumidores.