Apple perde liderança em vendas de smartphones na China e fica em 3º lugar em 2024
A Vivo, fabricante de smartphones econômicos, obteve uma participação de mercado de 17% na China em 2024, seguida pela rival premium Huawei, com 16%, e pela Apple, com 15%, demonstrando a crescente pressão de vendas que a empresa norte-americana enfrenta dos fabricantes nacionais em um de seus maiores mercados globais.
O declínio da Apple na China também indica como fatores como a ausência de recursos de inteligência artificial nos iPhones mais recentes, onde o ChatGPT não está disponível, estão afetando a competitividade da companhia norte-americana.
“Isso marca o pior desempenho anual da Apple na China”, disse Toby Zhu, analista da Canalys.
“A posição de mercado premium da Apple enfrenta vários desafios: Os contínuos lançamentos da Huawei, a proliferação de telefones dobráveis domésticos em segmentos de alto preço e marcas Android como Xiaomi e Vivo construindo a lealdade do consumidor por meio de inovações tecnológicas”, disse ele.
A Apple já havia desfrutado de quatro anos de crescimento consistente após as sanções dos EUA que colocaram a Huawei em uma lista de entidades em 2019, restringindo seu acesso à tecnologia norte-americana.
Mas a Huawei voltou com força ao segmento premium em agosto de 2023, quando lançou novos telefones com chipsets fabricados localmente. A empresa chinesa registrou um aumento de 24% nas vendas do quarto trimestre.