Amazon lança chip quântico para reduzir em anos tempo de desenvolvimento de computador

O anúncio da AWS, que coincide com a publicação de um artigo revisado por pares na revista científica Nature, ocorre em um momento em que a computação quântica está varrendo o mundo da tecnologia, com o Google, da Alphabet, a Microsoft e a startup PsiQuantum anunciando avanços nos últimos meses.
Os computadores quânticos prometem realizar cálculos que levariam milhões de anos para os computadores convencionais e poderiam ajudar os cientistas a desenvolver novos materiais, como baterias e novos medicamentos. No entanto, um componente fundamental dos computadores quânticos, chamado qubit, é rápido, porém delicado e propenso a erros.
Na década de 1990, os cientistas estabeleceram que alguns dos qubits de um computador quântico poderiam ser dedicados à correção desses erros e, desde então, os anos têm sido dedicados à busca de maneiras de construir qubits físicos de modo que sobrem qubits “lógicos” suficientes para realizar um trabalho de computação útil.
O entendimento padrão do setor é que um chip precisará de cerca de um milhão de qubits físicos para produzir um número útil de qubits lógicos.
Mas a AWS disse que construiu um protótipo de chip que usa apenas nove qubits físicos para produzir um qubit lógico funcional, graças ao uso do que é conhecido como qubit “gato”.
Oskar Painter, diretor de hardware quântico da AWS, disse que a abordagem da AWS poderia um dia produzir computadores úteis com apenas 100.000 qubits em vez de um milhão.