O quanto há de ciência nos filmes de ficção científica?

O quanto há de ciência nos filmes de ficção científica?

Ao mesmo tempo, adolescentes e adultos estão se afastando dos meios de comunicação tradicionais e migrando para as mídias sociais em busca de notícias e informações, que priorizam o entretenimento em detrimento do valor educacional.

Os consultores científicos, portanto, veem seu trabalho não apenas como uma paixão, mas também como um dever de ajudar a engajar o público por meio de qualquer meio.

“Há pessoas que vão se tornar ornitólogos ou cientistas de qualquer jeito. Isso é ótimo”, disse Noor. “Nem todo mundo vai fazer isso. E se simplesmente aceitarmos o fato de que nem todo mundo vai fazer isso, de que outras maneiras podemos empolgá-los?”

Na Universidade Duke, ele incorporou Star Trek ao seu currículo, usando a série fictícia como exemplos para teorias da evolução e genética. Ele também leva essas palestras para convenções, na esperança de inspirar os fãs a explorar a ciência do mundo real.

A estratégia de inspirar decisões reais por meio da ficção já funcionou no passado: em uma entrevista à revista PC Mag, Green chegou a mencionar a série original de Star Trek como uma inspiração para seu interesse desde cedo pela ciência.

“Há uma razão pela qual chamamos isso de ‘cultura pop’ – ‘pop’ vem de ‘popular'”, diz Noor. “Se eu conseguir alavancar essa popularidade e entusiasmá-los pela ciência, acho que tudo está bem.”



Visto Primeiro Em

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.