Justiça decide que Google monopolizou publicidade

TikTok não é risco nenhum para o Google, diz veterano do SEO

A publicidade online paga por serviços online gratuitos amplamente utilizados, como Maps, Gmail e pesquisa. O dinheiro permite que a empresa se posicione no mercado com investimentos em inteligência artificial.

Discussão envolve “força vital” da internet, segundo a juíza. A acusação é de monopólio sobre anúncios de editores, plataformas usadas pelos sites para armazenar e gerenciar os anúncios digitais. A tecnologia permite que os sites ganhem dinheiro com a venda de anúncios. Também permite fazer leilões de anúncios, para determinar quais serão exibidos aos usuários —a plataforma escolhe o vencedor levando em conta fatores como lance, relevância e qualidade.

Decisão tem “implicações profundas para a indústria publicitária”, disse à NBC Evelyn Mitchell-Wolf, analista sênior da Emarketer. “A web aberta está tão profundamente enraizada na tecnologia de publicidade do Google que qualquer mudança no status quo poderia esmagar os editores vulneráveis”, afirma.

Há risco de Donald Trump se envolver na questão. O atual presidente sugeriu, em outubro do ano passado, na reta final da campanha antes da eleição presidencial, que não era a favor de fragmentar o Google, pois isso prejudicaria os Estados Unidos no cenário internacional.

*Com informações da AFP e Reuters



Visto Primeiro Em

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.