Como resolver o problema crescente do lixo espacial?

Como resolver o problema crescente do lixo espacial?

Soares explicou que outros projetos incluem o uso de uma estrutura em forma de rede para “pescar” satélites fora da órbita, mas ainda carecem de testes.

Outra abordagem em estudo é a criação de protocolos para desativar tecnologia espacial não utilizada, com a adoção, em missões futuras, de métodos para remover espaçonaves desativadas com suprimentos de combustível integrados.

Outros pesquisadores estudam tecnologias que possibilitem a reentrada controlada de espaçonaves obsoletas na Terra. A ESA pretende adotar o mantra “reduzir, reutilizar, reciclar” da sustentabilidade ambiental no espaço.

Em vez de simplesmente remover detritos, uma alternativa seria desenvolver um tipo de “assistência rodoviária” espacial para reparar satélites e prolongar sua vida útil.

“A longo prazo, não estamos focados apenas na remoção, mas também no que chamamos de ‘economia circular no espaço'”, disse Soares.

Como ele explicou, isso significa “promover novas missões que não apenas removam objetos da órbita, mas que tentem repará-los, reutilizar partes e, eventualmente, até reciclá-las”.



Visto Primeiro Em

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.