fbpx

Pesquisa do LinkedIn mostra onde estão as vagas para os recém-formados

Pesquisa da rede social profissional aponta que a área de tecnologia oferece o maior número de vagas para quem está entrando no mercado de trabalho; veja áreas e cargos em alta. Jovens enfrentam desafios para conseguir o primeiro emprego
Pesquisa da rede social profissional LinkedIn aponta que a área de tecnologia oferece o maior número de vagas voltadas para os profissionais recém-formados.
Experiência, formação, habilidades: veja fatores que mais influenciam na escolha de candidatos a emprego
Currículo para primeiro emprego: veja dicas, como montar e baixe modelos
Veja as vagas de emprego pelo país
O levantamento mostrou ainda que as posições para quem está entrando no mercado de trabalho estão cada vez mais remotas. De 2020 para 2021, o volume de posições abertas neste modelo foi de 1,5% a 13,7%, entre 1 de janeiro a 31 de março.
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) do IBGE mostram que o desemprego afeta mais os jovens. Entre os jovens de 18 a 24 anos, a taxa de desemprego (31%) foi bem mais alta do que a média nacional (14,7%) no 1º trimestre.
O LinkedIn identificou ainda as 10 áreas com maior oferta de emprego, entre janeiro e março deste ano, para quem acabou de concluir os estudos:
Software e serviços de TI
Bens de consumo
Manufatura
Mídia e Comunicações
Serviços corporativos
Finanças
Varejo
Educação
Energia e Mineração
Assistência médica
O levantamento também mostra os cargos que mais cresceram no período. Os profissionais de vendas ganharam espaço como consequência da mudança do comportamento do comprador e da digitalização das operações. Já os cargos ligados à área da tecnologia continuam aumentando. Veja abaixo:
Vendedor(a)
Auxiliar Administrativo
Desenvolvedor(a)
Técnico(a)
Promotor(a)
Técnico(a) mecânico(a)
Contador(a)
Engenheiro(a) de software
Desenvolvedor(a) Dotnet
Desenvolvedor(a) Frontend
Desenvolvedor(a) web
Operador(a)
Associado de escritório
Analista de informações
Analista de Tecnologia da Informação
“O setor de tecnologia vem oferecendo uma série de oportunidades para os profissionais e, por conta das características da área, também acaba refletindo muito na consolidação do trabalho remoto. Entre os cargos que estão crescendo mais rapidamente, destaque para os desenvolvedores web, frontend e dotnet, além dos engenheiros de software, por exemplo, que já têm cerca de 40% das posições com possibilidade de home office. Estes são achados importantes e podem ajudar a orientar o direcionamento de carreira dos que estão chegando no mercado agora”, afirma Guilherme Odri, editor do time editorial do LinkedIn.
As regiões que concentram o maior número de vagas publicadas são:
São Paulo
Paraná
Minas Gerais
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
Pernambuco
Goiás
Pesquisa mostra que jovens de 18 a 24 anos são os mais afetados pelo desemprego

Matéria original

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.