Primeiro eclipse lunar de 2025 poderá ser visto do Brasil; veja data

O fenômeno será visível do Pacífico, das Américas, da Europa Ocidental e da África Ocidental. Na fase total do eclipse lunar, a Terra ficará entre o Sol e a Lua, este momento deve durar cerca de 1 hora ou um pouco mais.
Ocasião perfeita para conferir o popular evento “Lua de Sangue”. Ao longo do eclipse a Lua terá tons de laranja e vermelho e daí vem o nome “Lua de Sangue”. Isso ocorre porque os raios solares atravessam a atmosfera terrestre, se dispersam e acabam refletindo tons avermelhados na superfície lunar.
Diferentemente do eclipse solar, o lunar pode ser visto a olho nu. Entretanto, para aproveitar melhor a beleza do fenômeno é indicado procurar lugares sem muitas luzes artificiais.
Há três tipos de eclipses lunares. Parcial: quando a Lua fica parcialmente coberta pela sombra da Terra, isso ocorre quando o alinhamento entre a Lua, o Sol e a Terra não acontece totalmente, somente uma parte da superfície lunar recebe a luz solar. Total: a Lua fica totalmente coberta pela Terra, ou seja, a sombra da Terra é projetada perfeitamente sobre a superfície Lunar. Penumbral: quando a sombra da Terra não é suficiente para reduzir o brilho da Lua, ela acontece na região de penumbra, deixando a Lua levemente escura.
Cronograma do eclipse lunar de março:
- 00h57: início do eclipse penumbral
- 02h09: começo do eclipse parcial
- 03h26: início da totalidade do eclipse, quando a superfície lunar começa a ficar com tons avermelhados
- 04h31: fim do eclipse total
- 05h47: término do eclipse parcial com a lua ainda na penumbra
- 07h: término do eclipse penumbral