Nenhuma Big Tech vai à audiência da AGU sobre mudanças da Meta
Não é a primeira vez que as empresas se ausentam de uma audiência pública sobre suas áreas de atuação, seja no Congresso ou promovida pelo governo federal. O curioso é que sete delas estavam na lista de convidados, mas nenhuma apareceu.
Estavam na lista de convidados Alphabet (Google e YouTube), Discord, Kwai, Linkedin, Meta (Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads), TikTok e X. A coluna procurou as empresas e atualizará o texto caso se manifestem.
As empresas foram procuradas, mas apenas Google e Meta retornaram e preferiram não comentar. O espaço segue aberto caso as outras decidam se manifestar.
A coluna apurou que, para evitar o constrangimento, os representantes do Google chegaram a avisar que, por uma questão de agenda, não participariam da audiência. O encontro ocorreria na quinta (14) e foi remarcado para esta quarta.
Talvez em tempos de início de governo Trump, mesmo o discurso padrão sobre moderação, explicando as regras e mostrando os números que já estão nos relatórios de transparência, tenha se tornado mais complexo já que o tema está na mira nos EUA
Carlos Affonso Souza, diretor do ITS-Rio