TikTok aguarda resgate de Trump e China sinaliza estar aberta a um acordo
O TikTok restaurou o acesso no domingo e agradeceu a Trump por dar garantias à empresa e a seus parceiros comerciais de que eles não sofrerão multas pesadas para manter o aplicativo em funcionamento.
O aplicativo e o site estão operacionais nesta segunda-feira, mas o TikTok ainda não estava disponível para download nas lojas de aplicativos da Apple e do Google, sugerindo que as duas empresas aguardam garantias legais mais claras.
“Francamente, não temos escolha. Temos que salvá-lo”, disse Trump em um comício no último domingo, um dia antes da sua posse, acrescentando que os EUA buscarão uma joint venture para restaurar o aplicativo usado por metade dos norte-americanos.
O presidente-executivo do TikTok, Shou Zi Chew, participou de uma missa na Igreja Episcopal de São João em Washington com Trump nesta segunda-feira. Chew foi acompanhado por vários executivos de grandes empresas de tecnologia, incluindo o fundador da Amazon.com, Jeff Bezos; o presidente-executivo da Meta, Mark Zuckerberg, e o presidente-executivo do Google, Sundar Pichai.
A empresa também patrocinou uma festa de posse no domingo, oferecida por organizadores de grupos de jovens conservadores.
Trump havia dito anteriormente que emitiria uma decreto para dar ao TikTok um adiamento da proibição após assumir o cargo, uma promessa que o TikTok citou em uma notificação publicada para os usuários no aplicativo.