Só milagre salva TikTok de ser banido dos EUA
Segundo, porque a China é dona de ações preferencias na empresa, algo como uma “golden share”, que dá direito de vetar qualquer decisão. E não é como se os chineses em algum momento já tivessem sinalizado algum apreço pelo negócio. Pelo contrário.
O projeto de lei adotado pela Câmara dos Representantes dos EUA coloca os EUA no lado errado dos princípios da concorrência leal e das regras do comércio internacional. Se a “segurança nacional” pudesse ser utilizada de forma abusiva para derrubar empresas competitivas de outros países, não haveria qualquer imparcialidade ou justiça. É lógica dos ladrões tentar todos os meios para tirar dos outros as coisas boas que eles têm. A forma como os EUA lidaram com o TikTok permite ao mundo ver claramente se as “regras” e a “ordem” dos EUA servem o mundo inteiro ou apenas os EUA.
Wang Wenbin, porta-voz do Ministério do Exterior da China
Com esse estado de coisas, não à toa parte dos norte-americanos está migrando para outros serviços —um deles curiosamente é o outro app chinês, o Red Note.
E outra ala está aprendendo a usar VPN —algo em que nós, brasileiros, ficamos craques. Ironicamente muitos deles estão recorrendo justamente ao TikTok para isso. É melhor correrem.