fbpx

Empresa de Bezos coloca foguete em órbita e entra na briga com SpaceX

Empresa de Bezos coloca foguete em órbita e entra na briga com SpaceX

Propulsor não conseguiu pousar com segurança. Como foguetes da SpaceX, o New Glenn é reutilizável. Após o lançamento, o propulsor atinge certa altura e deveria voltar para a Terra. Enquanto isso, o segundo estágio, com a carga útil, continuou o trajeto até a órbita desejada. Apesar da falha, a Blue Origin diz que a missão primária (colocar um foguete em órbita) foi atingida.

Sabíamos que pousar nosso propulsor na primeira tentativa seria uma meta ambiciosa. Vamos aprender muito com o que aconteceu hoje e vamos tentar novamente em nosso próximo lançamento, previsto para a primavera no hemisfério norte [entre março e junho]
Dave Limp, CEO da Blue Origin, em comunicado à imprensa

Foguete New Glenn tem cerca de 100 metros de altura e capacidade para carregar até 45 toneladas de carga. Para a missão de estreia não-tripulada, chamada NG-1, ele carrega o Blue Ring, um rebocador espacial projetado para operar no espaço e reposicionar satélites em suas órbitas finais. A ideia é testar o equipamento para uso em futuras emissões.

Este é o primeiro voo orbital da Blue Origin. Antes disso, a empresa tinha realizado apenas voos suborbitais (de até 100 km de altura) e as missões eram apenas para turismo. O próprio Jeff Bezos, dono da empresa, esteve no voo de estreia, realizado em julho de 2021. A missão NG-1 sofreu dois adiamentos.

Voo coloca Blue Origin para concorrer diretamente com a SpaceX. Até então, a empresa de Elon Musk tem realizado várias missões para a Nasa e empresas espaciais com o seu foguete Falcon 9 (com carga de 22,8 toneladas) – o New Glenn tem um pouco mais do dobro da capacidade. Em comparação, a SpaceX tem o Falcon Heavy, que é o foguete de maior capacidade do mundo: 63,8 toneladas.

Nome do foguete é homenagem a astronauta. Em 1962, o astronauta John Glenn foi o primeiro norte-americano a orbitar a Terra. O outro foguete da Blue Origin, o New Shepard, foi batizado para homenagear Alan Shepard, o primeiro norte-americano no espaço.



Visto Primeiro Em

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.