A Inteligência artificial pode ajudar a detectar depósitos ilegais de lixo. Pesquisadores italianos coletaram imagens do Google Earth e do World View e as introduziram em um modelo de aprendizagem profunda. Das mais de mil imagens, quase 3.500 tinham vestígios de depósitos ilegais no norte da Itália.
Mas esse é um problema global, e pode haver todo um modelo de negócios por trás. Quando empresas não certificadas se oferecem para descartar o seu lixo, ele geralmente acaba no ambiente natural mais próximo.
Mas com a vigilância da IA, isso deve ficar mais difícil. A tecnologia é tão boa que pode até distinguir certos tipos de resíduos e as áreas onde eles foram encontrados com uma precisão de quase 90%.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS
Visto primeiro na Folha de São Paulo