Bye-Bye, Valentina e Enzo! vem aí os nomes do futuro!
Seguindo seu curso de constantes transformações e adaptações, a cultura humana é capaz de refletir seus valores e preferências de formas variadas, como a moda, a música e até mesmo os nomes dados aos bebês.
Uma ferramenta de Inteligência Artificial analisou a evolução na escolha de nomes ao longo do tempo e fez previsões interessantes para o futuro, levando em conta as mudanças culturais provocadas pela tecnologia, natureza, individualidade e diversidade.
A maneira que os pais escolhem o nome de seus filhos pode dizer muito sobre os valores sociais da época.
Nomes tradicionais e clássicos, vindos de figuras religiosas como Maria, João, Ana e José, por exemplo, eram muito populares entre as gerações passadas, carregando consigo um peso histórico e religioso importante. No entanto, as novas tendências apontam para mudanças significativas nesse cenário.
Nomear bebês na era da individualidade
Com o surgimento da geração mais recente, houve um crescente interesse em nomes distintos e modernos como Erick, Jacob e Theo.
Esse movimento sinaliza a crescente valorização da singularidade e da originalidade no mundo contemporâneo. A busca por nomes que valorizem a singularidade de cada indivíduo é uma forte tendência para o futuro.
Os filmes e programas de TV ditam tendências?
O impacto da cultura pop e da mídia na escolha de nomes é algo que não pode ser ignorado. É muito comum que nomes de personagens de filmes, programas de TV, livros e celebridades inspirem os pais na hora de nomear seus filhos.
Portanto, é provável que, no futuro, esta tendência seja reforçada pelo crescimento contínuo da indústria do entretenimento e o fácil acesso à informação global.
Como a inovação tecnológica influenciará na escolha dos nomes?
Inegavelmente, com o avanço da tecnologia e o desenvolvimento acelerado da Inteligência Artificial, é possível que nomes anteriormente considerados ultramodernos passem a ser adotados mais amplamente.
Por exemplo, o aumento na escolha de nomes de origens diversas como Otto, Gael, Ravi, Ayla e Liz pode ser um reflexo da globalização e do multiculturalismo.
Uma outra tendência que deve crescer é a escolha de nomes ligados à sustentabilidade e à natureza, simbolizando o crescente foco na preservação do meio ambiente.
Nomes como Rio, Flora, Aurora e Luna, por exemplo, podem se tornar mais comuns. Além disso, a flexibilidade de gênero na sociedade também deve influenciar a escolha dos nomes, com a maior adoção de nomes unissex ou sem restrições de gênero, refletindo a crescente compreensão e valorização da diversidade de gênero.
Veja a matéria original no R7
Veja mais em