fbpx

Microsoft começa a desativar a inteligência artificial Cortana no Windows 11

Imagem de: Microsoft começa a desativar a inteligência artificial Cortana no Windows 11

 

Após anunciar o fim da assistente virtual Cortana em junho, a Microsoft começou a desativar a tecnologia em computadores com Windows 11 nesta quinta-feira (3). A descontinuidade do serviço está chegando primeiro para os membros do programa Insider, antes de afetar os usuários em geral.

De acordo com o Windows Latest, a mudança foi notada após uma atualização recente na versão de testes do sistema operacional. Quem tenta abrir o app da inteligência artificial (IA) do Windows é alertado que ela não está mais disponível, sendo fornecido um link com explicações adicionais.

“A Cortana no Windows como um aplicativo autônomo está obsoleta”, diz a mensagem exibida na tela para aqueles que insistirem em executar o programa. Já a página de suporte para a qual o link redireciona indica que a tecnologia será substituída pelo Windows Copilot, baseado no mesmo modelo de linguagem do ChatGPT.

Mensagem informando sobre o fim do app Cortana no Windows 11.

Mensagem informando sobre o fim do app Cortana no Windows 11.Fonte:  Windows Latest/Reprodução 

No texto, a Microsoft também informa que a desativação afeta apenas a Cortana no Windows, uma boa notícia para as pessoas que ainda utilizam a ferramenta. A IA continuará disponível no Outlook mobile, Teams mobile, tela e salas do Teams, fornecendo auxílio em diversas tarefas.

Windows 10 também perderá a assistente virtual

Com o fim do app da Cortana no Windows 11, interessados em continuar a usar a assistente diretamente no sistema operacional têm o Windows 10 como alternativa. A IA ainda funciona na versão anterior do SO, mas também será desativada nessa edição, em breve.

Para quem não dispensa o auxílio de uma assistente pessoal em suas tarefas diárias e no trabalho, a Microsoft recomenda o uso do novo Bing Chat, capaz de fornecer respostas de fontes confiáveis. Outra possibilidade é o Microsoft 365 Copilot, que adiciona recursos de IA ao Word, Excel e outros softwares.

Já o Windows Copilot, que substituirá a Cortana, deverá ser disponibilizado para todos na próxima grande atualização do Windows 11, com a chegada da versão 23H2. O update tem previsão de lançamento para o último trimestre deste ano.

Veja a matéria original no R7

Página inicial

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.