fbpx

FMI nomeia Pierre-Olivier Gourinchas para cargo de economista-chefe


Segundo o Fundo, Gourinchas tem um histórico de liderança intelectual em áreas críticas para o trabalho da entidade, com estudos que vão desde os desequilíbrios globais e os fluxos de capital até a estabilidade dos sistemas monetários e financeiros internacionais. O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou nesta segunda-feira (10) a nomeação do economista francês Pierre-Olivier Gourinchas como novo economista-chefe.
Logotipo do FMI é visto do lado de fora do prédio da sede em Washington
Yuri Gripas/Reuters
Em um comunicado para anunciar a indicação, a diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, afirmou que Gourinchas tem um histórico de liderança intelectual em áreas críticas para o trabalho da entidade, com estudos que vão desde os desequilíbrios globais e os fluxos de capital até a estabilidade dos sistemas monetários e financeiros internacionais.
Com longa carreira acadêmica, Gourinchas dirigia atualmente o Clausen Center for International Business & Policy, da Universidade da Califórnia em Berkeley, e atuava como diretor do programa de Finanças Internacionais e Macroeconomia do National Bureau of Economic Research (NBER, na sigla em inglês).
“Pierre-Olivier é conhecido por sua agilidade em identificar tendências emergentes e por sua experiência em analisar os problemas econômicos mais urgentes da atualidade”, disse Georgieva na nota.
Gourinchas assume o novo cargo em meio período em 24 de janeiro, segundo o FMI, passando a trabalhar integralmente a partir de 1º de abril. Ele substitui Gita Gopinath, que foi promovida a número 2 da entidade no início de dezembro após a saída de Geoffrey Okamoto.
Vídeos: Últimas notícias de economia

Matéria original

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.