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Amazon planeja usar IA como o ChatGPT nas buscas da sua loja online

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A Amazon pode ser a próxima big tech a se render à inteligência artificial (IA), seguindo os passos do Google e da Microsoft. Conforme revelou a Bloomberg nesta segunda-feira (15), a companhia planeja inserir uma tecnologia ao estilo do ChatGPT no mecanismo de busca da loja online.

Os planos da empresa fundada por Jeff Bezos foram encontrados em anúncios de vagas de emprego divulgados recentemente. Em um deles, a gigante da tecnologia procura por um engenheiro sênior de desenvolvimento de software para “reimaginar a busca da Amazon com uma experiência conversacional interativa”.

Na descrição da função, a gigante varejista diz que o novo mecanismo de busca auxiliará os consumidores a encontrarem respostas para perguntas mais facilmente. Além disso, a funcionalidade terá um comparador de produtos e poderá exibir sugestões customizadas para cada cliente.

As buscas na Amazon podem ficar mais "inteligentes" com a tecnologia.As buscas na Amazon podem ficar mais “inteligentes” com a tecnologia.Fonte:  Unsplash/Reprodução 

Em outra vaga divulgada pela Amazon, é dito que o contratado fará parte de “uma nova iniciativa de IA” para reinventar a forma como os produtos são pesquisados, aproveitando “técnicas de aprendizado profundo de última geração”. À publicação, a porta-voz da companhia, Keri Bertolino, confirmou o investimento em IA generativa, mas não comentou sobre os empregos.

Experiência otimizada

Com a adição de uma tecnologia parecida com o ChatGPT à busca da Amazon, a empresa pode oferecer uma nova experiência ao cliente, algo que o CEO da empresa, Andy Jassy, comentou em abril. O buscador da loja virtual tem sido alvo de críticas, devido à exibição de muitos anúncios e conteúdos patrocinados.

Vale destacar que mais da metade dos consumidores nos Estados Unidos iniciam suas pesquisas de produtos pelo site da Amazon, superando até mesmo o Google, como revelou uma pesquisa feita este ano pela Jungle Scout. Dessa forma, melhorias no sistema podem ter a capacidade de atrair ainda mais compradores.

Embora as implantações iniciais de IA generativa das big techs tenham sido acompanhadas de erros em respostas a questões básicas, a tecnologia demonstrou potencial para ajudar os internautas a encontrarem seus produtos favoritos. Algumas melhorias adicionadas ao Bing com ChatGPT são exemplo disso.

Veja a matéria original no R7

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